NA BAHIA: Preta Gil celebrará recuperação com missa de Ação de Graças no centro histórico de Salvador.
O ministrante da missa será o Padre Lázaro Muniz. Por Van Carvalho No fim do
O ministrante da missa será o Padre Lázaro Muniz.
Por Van Carvalho
No fim do ano passado, a cantora Preta Gil comemorou o fim do tratamento contra o câncer no reto. A artista segue em processo de reabilitação e cuidados médicos, mas venceu a fase mais dura da doença e vai celebrar o restabelecimento da saúde com uma missa de Ação de Graças nesta primeira sexta-feira do ano (5), às 10h30, na Igreja Rosário dos Pretos, no Pelourinho. O ministrante da missa será o querido Padre Lázaro Muniz.
A organização da celebração está a cargo do produtor cultural Geraldo Badá. Badá foi acometido por um câncer de próstata e se inspira na força e fé de Preta Gil para seguir com o tratamento. Em um vídeo, Preta Gil convidou as pessoas a comparecerem à missa.
“Badá fez esse gesto muito simbólico, muito bonito, e eu quero chamar quem estiver aqui em Salvador e quiser ir lá”, convidou a cantora. “Padre Lázaro é muito especial e a igreja tem uma história muito linda. Então, eu convido vocês a viverem essa experiência de fé, de arte e de cultura afro diaspórica que é muito bonita”, completou.
O produtor Geraldo Badá também organizou uma missa de Ação de Graças para Gilberto Gil, em 2017, após um tratamento de insuficiência renal. A Família Gil tem forte relação com a Igreja do Rosário dos Pretos e Bela Gil, inclusive, foi batizada neste templo religioso.
A cantora, de 49 anos, foi diagnosticada com câncer no dia 10 de janeiro de 2023. Um ano depois, ela já voltou aos palcos, em show com a família no Festival da Virada Salvador (“Eu sou Preta Maria, uma mulher negra, bissexual, gorda. Venci dois câncer, estou solteira e querendo beijar na boca. Eu quero saber quem são vocês”, disse à plateia), e anunciou para o carnaval a comemoração de 15 anos do Bloco da Preta.