Valtinho – o poder oculto das joias

Terceira geração de joalheiros da família, Valtinho se especializou em joias personalizadas e hoje atende

Terceira geração de joalheiros da família, Valtinho se especializou em joias personalizadas e hoje atende grandes nomes do cenário artístico nacional! 

Valtinho conta que seu primeiro cliente famoso foi o MC Sapão, pra quem fez várias jóias icônicas e que colocou suas criações sob os holofotes!

De lá para cá são muitos nomes que desfilam com suas criações, como: Alinne Prado, César Menotti, DJ Vick, Falcão (O Rappa), José Aldo, Kevin o Chris, Layse Sapucahy, Leonardo Santos, Mário Bregieira, Mc Kotim, Mc TH, Paquetá, Pérola Faria, Prateado, Radamés, Tandara Caixeta, entre outros.

“Ter o meu trabalho reconhecido não tem preço! Fazer uma joia é um processo de que vai muito além de  fundir, recozer, laminar, cortar, serrar, limar, lixar, fazer fio, soldar e polir. A joia é um objeto cheio de símbolos e significados ocultos”, diz Valtinho.

As primeiras peças em ouro, segundo registros, surgiram em 3.500 AC. e desde entam estavam ligadas a representações de poder, status, riqueza e religião.  Transmitindo mensagens sem a necessidade de uma comunicação verbal, construindo imagens que comunicam algo às pessoas, atualmente, ultrapassam todos esses conceitos e os significados são mais abrangentes e democráticos. Joias são itens especiais, que marcam grandes memórias e podem atravessar gerações.  “A partir de uma joia podemos expressar e comunicar personalidade, identidade, desejos, pertencimento, religião, sentimento de proteção e memória”, comenta Valtinho.

Há 30 anos eternizando os sonhos de seus clientes, transformando ouro e pedras em peças exclusivas, como imagens religiosas, símbolos de amor e também peças bem diferentes como helicópteros, carros e motos com movimento, prancha de surf mordida por tubarão, e o que mais a imaginação pedir, o joalheiro conta que ainda não se acostumou com o sucesso do seu trabalho e que sempre fica comovido quando vê suas joias desfilando por vários lugares ou estampandas as páginas de revistas, como a Rolling Stones.