Chef Pedro Mattos do Pappagallo Cucina comenta avanço no mercado de vinhos no Brasil
Detalhes sobre o destaque do país como o quarto maior importador de vinhos nas Américas
Detalhes sobre o destaque do país como o quarto maior importador de vinhos nas Américas
A Wine South America 2023, realizada na Serra Gaúcha durante os dias 12 a 14 de setembro, trouxe à cidade de Bento Gonçalves, conhecida como a capital brasileira da uva e do vinho, uma infinidade de expositores, entusiastas e compradores em busca de novidades no setor. Um dos destaques do evento foi a participação internacional: Ao todo, rótulos de mais de 20 países diferentes exibiram seus produtos, com destaque para as marcas italianas, que enxergam no Brasil uma grande oportunidade de mercado.
Segundo números da Italian Trade Agency (ICE/ITA), houve um aumento de 4,4% nas importações de vinho italiano para o Brasil entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022, com um volume de negócios que ultrapassa a marca de 20 milhões de dólares. Isso elevou o país à posição de quarto maior importador de vinhos do país europeu nas Américas, logo atrás dos Estados Unidos, Canadá e México.
O Chef Pedro Mattos, proprietário do restaurante italiano Pappagallo Cucina, localizado em São Paulo, comenta o crescimento do setor: “Para mim, como chef especializado em culinária italiana, é extremamente empolgante ver o aumento das importações de vinhos italianos no Brasil. Isso não apenas confirma o amor dos brasileiros pela autêntica gastronomia italiana, mas também a apreciação pelos vinhos que harmonizam tão bem com nossos pratos”, disse, empolgado.
Além disso, Pedro destaca como a tendência fortalece a conexão entre a culinária e os vinhos: “Espero que assim continue, e que mais pessoas possam descobrir a magia da combinação entre a gastronomia italiana e os vinhos de qualidade que ela tem a oferecer. Afinal, a comida e o vinho são uma celebração da vida”, conclui o chef.