Na Forbes Portugal, Faanz fala que “Portugal é uma nação com uma rica herança futebolística”
Não é nada estranho, né? A gente adora um atleta, mas não curte muito o
Não é nada estranho, né? A gente adora um atleta, mas não curte muito o time em que ele joga atualmente. Por isso, preferimos comprar a camisa de um dos outros clubes por onde ele passou. E agora? Se o atleta em questão é o Neymar, já temos uma solução para isso. A Faanz é uma empresa brasileira que vende todas as camisas da carreira desse jogador. Mas não para por aí, eles trabalham com outros atletas e modalidades também. Mesmo que por enquanto só tenham as camisas do Neymar disponíveis, o objetivo é se expandir. E Portugal tá no alvo desses caras. A Forbes Portugal bateu um papo com Lucas Mattos e Pedro Tompson para conhecer melhor a Faanz, que além de camisas de jogadores portugueses, já trouxe o material escolar do Neymar pro país.
Como é que surgiu a ideia da Faanz? Lucas Mattos (LM): A Faanz nasceu pra criar produtos colecionáveis, mas não só isso. A gente queria garantir que a essência e o nome de muitos atletas não fossem esquecidos. Hoje, a palavra “legado” define a Faanz. Através de parcerias com grandes marcas e a união de pessoas, criamos um projeto grandioso que vai deixar um legado pra um monte de gente.
Como é que o nome do Neymar mudou o negócio da Faanz? Pedro Tompson (PT): O Neymar é um fenômeno global que vai além do esporte. Ele captura a imaginação e o coração de milhões de fãs ao redor do mundo. Ter ele na nossa plataforma não é só uma prova de qualidade, é uma afirmação do nosso compromisso em oferecer produtos e experiências esportivas de alta categoria. E isso é uma responsabilidade enorme. A presença do Neymar consolida a nossa posição entre os melhores do nosso segmento. O impacto dele vai além do aumento de vendas e do crescimento da base de clientes, cria um ecossistema inteiro ao redor disso.
O objetivo é conseguir fazer o mesmo que fazem pro Neymar com outros atletas? LM: Hoje já temos alguns nomes mundialmente conhecidos na nossa plataforma. Temos o Draymond Green no basquete, o Medina no surfe, o Bruninho no vôlei. Temos alguns verdadeiros craques com quem estamos em parceria e pretendemos continuar trazendo mais. O Neymar é o nosso anfitrião, é a estrela, e acredito que todo mundo quer estar perto dele porque juntos a gente brilha mais. Fazemos um processo rigoroso pra ver quem realmente merece estar ao lado do Neymar.
É assim que vocês escolhem os atletas? LM: Com as nossas conexões e network, poderíamos ter mais de 100 atletas na nossa plataforma, mas aí seríamos só mais uma empresa no mercado. Quando escolhemos alguém, quando identificamos que essa pessoa é a certa pra estar ao lado do Neymar, conseguimos trazer uma exclusividade cada vez maior. O nosso objetivo não é quantidade, é a qualidade das pessoas que estão com a gente.
Vocês também olham pra quem tá começando no futebol agora? LM: A nossa empresa se baseia em alguns pilares. O primeiro é a longevidade. Como a gente garante longevidade? Trazendo sempre os novos ídolos, os novos nomes. E quando a gente já tem uma grande referência, fica mais fácil expandir com novos ídolos. Então, pra ter uma nova camisa de um novo ídolo, a facilidade é muito maior porque a gente já tem um dos maiores jogadores do mundo com a gente. A Faanz é uma empresa que acredita na longevidade e durabilidade. O Neymar nunca vai acabar, o produto futebolístico nunca vai acabar. Então, daqui a 40 anos, vai ter uma camisa do Neymar. Se pegar o Maradona como exemplo, ele já não tá entre nós, mas a camisa dele foi vendida por 7 milhões de libras. Isso não tira o valor dele.
Os valores que definem os nossos produtos e serviços são baseados em algo muito especial: a democratização. Sim, temos produtos exclusivos, mas isso não significa que estão fora do alcance de todos. Acreditamos que todos devem ter acesso a coisas incríveis, por isso criamos pilares com longevidade, durabilidade e, é claro, democratização. Imagine só, qualquer pessoa no mundo pode ter essa incrível camisola do Neymar. Atualmente, a marca Neymar tem 220 milhões de seguidores. E o melhor de tudo é que o valor não é inacessível. É algo que todos podem adquirir.
Agora, vamos falar sobre os nossos objetivos em Portugal. Portugal é um país com uma história futebolística rica e uma paixão ardente pelo esporte. Isso se encaixa perfeitamente na nossa missão. É inspirador poder atender os fãs portugueses, enriquecendo a conexão deles com os atletas e times que eles tanto admiram. Estamos estabelecendo parcerias com clubes e atletas locais, ampliando o nosso portfólio e oferecendo uma variedade ainda maior de produtos e experiências. A Europa é um mercado muito ativo quando se trata de colecionáveis e o nosso objetivo em Portugal é criar um ecossistema onde a paixão pelo esporte e a cultura do colecionismo se encontram de forma harmoniosa.
Agora, vocês provavelmente estão se perguntando: qual é o próximo objetivo? Bem, ele é nada menos que o maior ídolo do país, Cristiano Ronaldo. Já estamos em conversas com ele e tivemos reuniões com os principais nomes do futebol português, como Figo.
E como funciona a autenticidade das nossas peças? Isso é uma parte muito importante e é aí que entra a nossa equipe de tecnologia, que é um dos grandes diferenciais da nossa empresa. Vamos lá, quantas pessoas têm uma camisola assinada pelo Pelé? Ou pelo Cristiano Ronaldo? Ou ainda pelo Messi ou pelo Neymar? Poucas, certo? Agora, como você pode ter certeza de que essa camisola realmente foi assinada por eles? Afinal, quando se trata de ego e imagem, as pessoas que têm um produto assinado querem exibir. Por isso, criamos três fatores de certificação. Primeiro, temos o nome do nosso consumidor no nosso site. Segundo, temos os seus documentos pessoais cadastrados. E terceiro, cada camisola tem um número de série único e um QR code que leva a um vídeo comprovando a autenticidade da assinatura em mãos do atleta. Criamos um modelo sólido para garantir quem são as pessoas que consumiram os nossos produtos.
E é importante mencionarmos que um empreendimento desse porte demanda um investimento considerável. Até o momento, já investimos mais de 5 milhões de dólares para oferecer tudo o que temos.
Nós falamos com a casualidade que todos gostamos, mas nossa dedicação e inteligência estão por trás disso tudo.
Nosso conteúdo foi baseado no artigo publicado pela Forbes Portugal que pode ser analisado na íntegra através do link: Faanz: “Portugal é uma nação com uma rica herança futebolística” – Forbes Portugal (forbespt.com)