Entenda como a boa gestão de tecnologia e cibersegurança alavancam empresas

Em um ambiente de negócios cada vez mais digital, a tecnologia tornou-se um pilar fundamental

Em um ambiente de negócios cada vez mais digital, a tecnologia tornou-se um pilar fundamental para o crescimento e a competitividade das empresas. No entanto, o cenário digital também se apresenta repleto de desafios, em especial os relacionados à cibersegurança, que envolve também a proteção de dados, exigida pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para enfrentar esses desafios e até alavancar os negócios, a gestão de tecnologia bem estruturada é indispensável, afirma Marcos Otoni, especialista em cibersegurança, responsável pelo escritório de Curitiba da BluePex® Cybersecurity.

Otoni aponta o uso de frameworks como o ITIL (Information Technology Infrastructure Library) e normas, como a ISO 27001, como decisivo. O ITIL é  uma biblioteca de boas práticas para Gerenciamento de Serviços de TI, criada pelo governo britânico. A ISO 27001 é o padrão e a referência internacional para a gestão da Segurança da Informação. 

“O uso de frameworks de gestão, como o ITIL, pode ajudar a estruturar e padronizar processos, garantindo uma abordagem sistemática à gestão de serviços de TI. O ITIL fornece um conjunto de práticas que focam no alinhamento dos serviços de TI com as necessidades do negócio. Da mesma forma, a conformidade com normas como a ISO 27001, pode ser um diferencial competitivo importante. Esta norma estabelece diretrizes para a proteção de ativos de informação e oferece uma abordagem sistemática para minimizar riscos de segurança”, explica.

De acordo com Otoni, a tecnologia e a cybersecurity são elementos indissociáveis do ambiente empresarial atual e, ignorar um deles, é colocar em xeque o futuro do negócio. “É aqui que frameworks e normas ISO entram em cena como ferramentas essenciais para uma gestão de tecnologia eficaz e segura. Eles não só ajudam a estruturar as operações de TI, mas também instauram um padrão de qualidade e segurança que pode ser um diferenciador crucial no mercado”.

Empresas precisam estar protegidas de ameaças no ambiente digital

O ambiente digital está repleto de ameaças potenciais, incluindo ataques de ransomware, phishing e outras violações de dados. Essas ameaças, frisa Otoni, podem comprometer tanto a integridade financeira quanto a reputação de uma empresa. “Por isso, um plano robusto de cybersecurity deve ser um componente integral da estratégia de gestão de tecnologia de qualquer empresa”.

O especialista da BluePex® afirma que não há dúvidas de que a tecnologia é um multiplicador de eficiência nos negócios modernos e influencia desde as operações cotidianas até a estratégia de longo prazo, possibilitando inovações e eficiências em várias áreas. “No entanto, essa integração só é verdadeiramente eficaz quando gerenciada de maneira estratégica”, finaliza. 

Sobre a BluePex® Cybersecurity

A BluePex® Cybersecurity é uma empresa com mais de duas décadas de experiência na fabricação de tecnologia para o mercado de cibersegurança. É certificada com o selo EED – Empresa Estratégica de Defesa, do Ministério de Defesa do Brasil, e é pioneira ao receber o selo VB-100, na América Latina.

Marca de presença global que ostenta um diferencial exclusivo por ofertar suporte direto ao cliente, 24 horas por dia nos 7 dias da semana, a BluePex® possui mais de 100 mil dispositivos protegidos diariamente, mantendo um índice de satisfação de 9,8 (cuja nota máxima é 10).

Foto: Freepik