TRISTAN ARONOVICH E HANNAH ASSAYAG ATERRISAM NO FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO COM O CENA & CINEMA
O Festival de Cinema de Gramado é literalmente daqueles eventos dignos de Hollywood, com direito
O Festival de Cinema de Gramado é literalmente daqueles eventos dignos de Hollywood, com direito à todo glamour associado à sétima arte: um gigantesco tapete vermelho por onde desfilam as personalidades, holofotes e música por todos os lados e multidões de fãs lutando para tirar uma foto com seus ídolos.
Geralmente, quando Tristan Aronovich e Hannah Assayag vão à festivais de cinema, estão representando seus próprios filmes e projetos. Mas dessa vez foi diferente: o mais recente filme de Tristan (o longa-metragem de ação “O Mestre da Fumaça”, premiado como melhor filme pelo Júri Popular na Mostra Internacional de Cinema de SP em 2022) ainda está em circuito nas salas de cinema. Já o longa (também de ação) “Cavaleiro de
Rodas” (protagonizado tanto por Hannah quanto por Tristan) está agora em fase de pós produção. Portanto, dessa vez os atores não foram exibir um de seus filmes no Festival de Gramado, mas foram para cobrir o evento através do programa Cena & Cinema, levando ao público um pouco do que rola nos bastidores do evento.
O Festival de Cinema de Gramado é um dos mais tradicionais e renomados do país. Em sua 51 edição já premiou e revelou filmes que viraram clássicos nacionais. A edição de 2023 não poderia ser diferente. Como afirma Hannah: “Fiquei realmente surpresa com o Festival. Tudo foi muito bem organizado, as sessões no horário, um enorme respeito pelas exibições, eventos paralelos abordando questões de mercado para aqueles que atuam na indústria. Tudo muito lindo e impecável, e de quebra ainda pude conhecer de pertinho e conversar com artistas que sempre admirei como Matheus Nachtergaele, Isis Valverde, vera Holtz e Beto Rodrigues! Isso sem contar com o charme da serra gaúcha!”.
Já a percepção de Tristan Aronovich é um pouco mais reservada: “No que diz respeito à estrutura e organização, não há o que falar. O festival está de nota máxima. Gosto muito também da abertura que o festival dá à filmes de arte, com uma narrativa mais ousada e intimista que encontra dificuldade de chegar ao grande público. Minha única e pequena ressalva é que gostaria de ver na competição não apenas longas protagonizados por celebridades ou atores globais. Trabalho há mais de 15 anos com cinema, de norte à sul do país, e sei que fora do universo das celebridades também há muita arte, tesouros e pérolas que mereciam uma janela de exibição junto ao público. Espero que as próximas edições estejam mais abertas à isso.”
Outro fato comovente e digno de nota foi o falecimento da atriz Léa Garcia durante o festival. Léa seria homenageada por sua carreira e chegou a ir para Gramado. “Foi um baque enorme!” declara Hannah “Cheguei a conhecê-la e tirar fotos com ela na noite anterior à homenagem. No dia seguinte, ao chegar ao Palácio dos Festivais, fiquei sabendo do seu falecimento. FIquei sem reação! Mas foi um privilégio ver a Léa bem e feliz, admirada e prestigiada por todos num evento tão lindo!” .
Para conferir todos os premiados dessa edição, basta acessar: https://festivaldegramado.net/
O line-up de convidados e matérias agendas para a primeira temporada do Cena & Cinema é de tirar o fôlego e promete agradar tanto aos amantes da sétima arte como àqueles que estão estudando ou sonham em trabalhar na frente das câmeras. Para acompanhar de pertinho, siga @cena.e.cinema no Instagram e acompanhe o canal https://www.youtube.com/@cenaecinema no Youtube.