Diários da Quarentena - como a pandemia afetou nossas vidas
Diários da Quarentena reúne depoimentos de pessoas de diferentes profissões, classes sociais e idades – inclusive
Diários da Quarentena reúne depoimentos de pessoas de diferentes profissões, classes sociais e idades – inclusive crianças! -, cada qual com sua percepção sobre a pandemia Covid 19 e sobre o distanciamento social que a doença nos impôs. O livro é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo por meio do PROMAC e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura por meio da Lei do ISS RJ.
A obra revela diversos modos de viver, pontos de vista, medos, inseguranças, lutos e superações que, juntos, são um interessante mosaico de um período em que a pandemia severa afetava a todos, obrigando-nos a uma pausa universal, impensável pelo ritmo em que o mundo seguia, e que ficará marcado para sempre nas nossas memórias.
São 144 páginas com depoimentos diversos. Histórias de professores e alunos que precisaram se adaptar a um novo mundo totalmente online, relatos de profissionais da saúde que atuaram na linha de frente, além de depoimentos de quem contraiu a doença ou perdeu alguém para o vírus. Trata-se de uma publicação que pode ser considerada como um rico registro histórico para as próximas gerações. Uma obra para ler, reler, refletir e se emocionar.
Os textos foram organizados por Kathia Ferreira. Já o projeto gráfico e ilustrações são assinados por Fernanda Mello.
Mais de 2 mil exemplares estão sendo distribuídos gratuitamente para as bibliotecas de São Paulo e Rio de Janeiro e para a população em situação de vulnerabilidade social de ambas as cidades. Um audiobook e a realização da palestra “Como a pandemia mudou o mundo e as nossas vidas”- ministradas gratuitamente em instituições de ensino públicas ou Ongs – também fazem parte do projeto.